VENCEDORES

2025

Nuno Diniz


O chefe urbano e rural, culto dos livros e da natureza. O homem dos cozidos de Portugal e da valorização dos produtos, das regiões, do que é antigo, mas sem receio de aceitar o que é moderno.

Professor, cronista, cozinheiro e gastrónomo, Nuno Diniz é um dos nomes incontornáveis da gastronomia portuguesa contemporânea. Autor do livro Entre Ventos e Fumos (Bertrand, 2019) — um hino antropológico aos enchidos e ao fumeiro nacional, distinguido com o “Prémio da Literatura Gastronómica” da Academia Internacional da Gastronomia —, tem dedicado grande parte da sua carreira à defesa das tradições culinárias portuguesas e à valorização dos produtos regionais.

Chefe defensor das raízes, define o seu estilo como “popular elitista”, procurando fazer uma cozinha simples, mas sempre com produtos de excelência. Acredita que a cozinha portuguesa pode e deve ser reinterpretada de forma autêntica.

Atualmente a viver em Sezelhe, uma pequena aldeia barrosã, o seu último livro lançado é Crónicas de um Cozinheiro no Exílio (2024), escrito a partir da experiência de quem trocou a cidade pela montanha. Prepara-se agora para lançar um livro inteiramente dedicado à carne Barrosã, um tributo à autenticidade, ao território e à ligação profunda entre cozinha e produto.


Júri: Paulo Amado, Cláudia Lima de Carvalho, Olga Cavaleiro, Rodrigo Castelo e Alexandra Prado Coelho

2024

Alexandra Prado Coelho


Nasceu em Lisboa. É jornalista do Jornal Público desde a sua fundação em 1990. Começou na secção Internacional, onde relatou sobre várias partes do mundo, da Europa, ao Médio Oriente, Rússia ou Afeganistão.

Passou pela secção de Cultura, onde escreveu sobre cinema, teatro, arquitetura, design e literatura. Em 2011 chegou à área da alimentação – dos produtores aos restaurantes, das novas tendências gastronómicas à saúde. É um dos nomes do jornalismo gastronómico em Portugal, cobrindo os diferentes géneros jornalísticos, destacando-se a reportagem e a entrevista.

O júri decidiu por unanimidade atribuir o Prémio Armando Fernandes 2024 a Alexandra Prado Coelho.


Júri: Paulo Amado, Cláudia Lima de Carvalho, Olga Cavaleiro e Rodrigo Castelo

© Edições do Gosto 2024. Todos os direitos reservados.