Grande contributo ao desenvolvimento da gastronomia. Armando Fernandes é um nome grande da nossa gastronomia. A obra que nos deixa é uma luz sobre o Ribatejo, a sua região de adoção.
Prémio
É uma homenagem ao homem Armando Fernandes, e sua obra. Inspirados na sua vontade de mostrar país, na busca de conhecimento, no aprofundar dos temas.
É um prémio anual, com um júri coordenado por Paulo Amado, amigo e fundador das Edições do Gosto, com entrega no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.
Procura destacar pessoas e instituições, em qualquer área, da produção à restauração e que se tenham destacado pelo seu válido contributo a uma ideia de conhecimento e fomento do crescimento do todo que é a gastronomia.
Armando Fernandes
Licenciado em História (UCL), com o curso de Bibliotecário-Arquivista (UC) e mestrado em Estudos Portugueses (UNL), é inspector-coordenador do Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura e consultor cultural. Funcionário da Fundação Calouste Gulbenkian desde 1963, foi encarregado de Biblioteca Itinerante; inspector de bibliotecas; docente em diversas acções de formação no âmbito da gestão e organização de bibliotecas levadas a cabo pela Fundação Calouste Gulbenkian (Chaves, Faro, Mealhada, etc., e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores), etc.; responsável pelo planeamento (...)
< voltar
Júri
Este prémio tem como presidente do júri e da organização, Paulo Amado que convidou um conjunto de figuras de relevo na gastronomia do país, atendendo a áreas de ação, geografia e idade. Em 2024, foi composto por Cláudia Lima de Carvalho, Olga Cavaleiro e Rodrigo Castelo.
Vencedores
2024
Alexandra Prado Coelho
Nasceu em Lisboa. É jornalista do Jornal Público desde a sua fundação em 1990. Começou na secção Internacional, onde relatou sobre várias partes do mundo, da Europa, ao Médio Oriente, Rússia ou Afeganistão.
Passou pela secção de Cultura, onde escreveu sobre cinema, teatro, arquitetura, design e literatura. Em 2011 chegou à área da alimentação – dos produtores aos restaurantes, das novas tendências gastronómicas à saúde. É um dos nomes do jornalismo gastronómico em Portugal, cobrindo os diferentes géneros jornalísticos, destacando-se a reportagem e a entrevista.
O júri decidiu por unanimidade atribuir o Prémio Armando Fernandes 2024 a Alexandra Prado Coelho.
2024
ALEXANDRA
PRADO
COELHO
© Edições do Gosto 2024. Todos os direitos reservados.